Kim Jong-un decreta preparação para 'estado de guerra' contra a Coreia do Sul



O líder norte-coreano, Kim Jong-un, declarou na quarta-feira uma preparação do seu front para entrar em estado de guerra contra a Coreia do Sul. A medida, anunciada pela mídia estatal, é seguida de uma reunião de emergência após trocas de disparos com Seul, na fronteira.

A Coreia do Sul ordenou a evacuação de moradores de uma área de fronteira após uma troca de tiros com o vizinho do Norte. Mais cedo, Pyongyang lançou um projétil na direção de um alto-falante sul-coreano que transmitia mensagens estridentes, em resposta, Seul fez dezenas de disparos de artilharia. A Coreia do Norte não respondeu imediatamente, mas fez um alerta, dizendo que iria recorrer a ação militar se não fosse removido os alto-falantes dentro de 48 horas.

Apesar de elevar o o status de alerta para o mais alto nível, o governo sul-coreano não relatou outros movimentos do vizinho do Norte


A tensão entre as duas Coreias aumentou desde o início deste mês, quando explosões de minas terrestres na Zona Desmilitarizada (DMZ) feriram dois soldados sul-coreanos. Seul acusou a Coreia do Norte de lançar as minas, o que Pyongyang negou. Em seguida, o Sul começou a transmitir propaganda contra a Coreia do Norte em alto-falantes na fronteira, retomando uma tática que ambos os lados tinham interrompido em 2004.

Fonte: Oglobo ,G1

Comentários